Página não encontrada
A página que você está tentando acessar não existe ou foi removida.

A página que você está tentando acessar não existe ou foi removida.
Nesta segunda-feira (6), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) realizou o evento “Diálogo com as Fundações de Apoio” com o objetivo de fortalecer a relação com as Fundações de Apoio apresentar novidades e aprimorar processos.
O encontro aconteceu na sede da FAPEMIG e reuniu dirigentes e assessores de diversas instituições parceiras. A programação teve início com uma reunião entre a Diretoria Executiva da FAPEMIG e os dirigentes das Fundações de Apoio para tratar de alinhamentos estratégicos e administrativos.

Em seguida, teve início o painel técnico que apresentou atualizações sobre normas e procedimentos relacionados à execução dos recursos da Fundação. O presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, destacou a importância do evento como espaço permanente de escuta e construção conjunta, bem como uma “oportunidade para esclarecer dúvidas, compartilhar avanços e alinhar procedimentos”.
Entre os temas discutidos, ganhou destaque a nova metodologia para as Despesas Operacionais Administrativas (DOA), nova política de Solicitações de Alteração de Projeto (SAP), o credenciamento das Fundações de Apoio e o novo processo atendimento da FAPEMIG por meio do FAP Atende, e as novidades sobre os módulos Evando Mirra.

Outro ponto de atenção destacado durante o encontro foram as mudanças no Decreto 47.442/2018, inseridos pelo Decreto nº 49.070, de 03/07/2025, com impacto direto no monitoramento e na prestação de contas das pesquisas. “Agora foi adicionado um critério que é a visualização do risco do alcance do objeto dessa parceria. Então o foco aqui é a gente entender se o resultado lá na frente está sendo comprometido por algum motivo. E essa visualização a gente consegue ter pelo monitoramento técnico-científico”, explica Ingrid Machado, gerente de Monitoramento e Avaliação de Resultados, sobre uma das mudanças.
Prazos de prestação de contas parcial e final, anexos e documentações exigidas e registro de inadimplência também foram esclarecidos. “Essas atualizações são essenciais para que o fluxo entre a FAPEMIG e as Fundações de Apoio se torne mais transparente e alinhado às melhores práticas de gestão pública”, explica Ingrid.
O encontro foi encerrado com um momento aberto para dúvidas e trocas de experiências, consolidando o compromisso da Fundação em manter um canal permanente de comunicação com as Fundações de Apoio.
Compartilhar

06 de nov. de 2025

05 de nov. de 2025

05 de nov. de 2025